COLUNAS: CEARA EM FOCO

março 20, 2012 | ALBERTO LIMA

O empate de 1 x 1 com o Guarany lá no Junco até poderia ter sido considerado um bom resultado, isso se o Ceará, mais uma vez, não tivesse levado gol ao apagar das luzes e com a vitória já praticamente garantida. Time que recua totalmente e convida o adversário para a sua área, é a lógica, acaba mesmo sendo pressionado e tomando gols inesperados. A pergunta é: Até quando isso?

Diz o ditado: “Santo de casa não obra milagres.”

Não tem jeito, a torcida alvinegra não tem mesmo paciência com treinadores locais e a diretoria já deveria saber disso, acho até que não é exclusividade nossa, trata-se de um fenômeno nacional. Tem-se sempre mais paciência com quem chega de fora. A regra também funciona para jogadores. Quando se contrata um profissional rodado como no caso do Roger em 2011, que veio ganhando muito e não jogando nada, o torcedor tem sempre uma desculpa pronta para justificar sua pouca ou nenhuma produção em campo. Encontram justificativa na falta de preparo físico ideal, no pouco entrosamento, na falta de ritmo, e por aí vai…

Todavia, quando se trata dos garotos da base a cobrança é implacável! não tem conversa, a meninada tem que entra, arrebentar e ser o melhor em campo, caso contrário… tome-lhe corneta!

Justiça seja feita. Nada disso se aplica ao caso Dimas que, historicamente, sempre foi treinador tampão e sempre assumiu essa função no Ceará em momentos de crise. Seu objetivo era muito claro – Apagar o incêndio e depois sair de cena.

Vou repetir. Dimas Filgueiras é um grande alvinegro, merecedor de todas as homenagens e com grandes serviços prestados ao clube. Como ele mesmo gosta de dizer, um soldado, sempre pronto ao combate pelas causas alvinegras.

Contudo, nunca foi unanimidade como treinador. Pelo contrário, sempre foi questionado, principalmente  por seu esquema tático, para muitos, excessivamente defensivo. É verdade que teve seus  momentos e já tirou o clube de algumas situações, aparentemente, irreversíveis. Mesmo assim, sempre foi ponto de discórdia e de muita polêmica entre os torcedores.

Não sei de onde a atual diretoria tirou agora, ser ele, Dimas, o nome ideal para treinar e ajudar na montagem do elenco para 2012. Que economia tosca de palito é essa e de onde partiu?

CONTRATADOS.

Como havia sido especulado, a diretoria confirmou a contratação de Mota e Ederson, dois bons nomes para o nosso ataque. Ambos já chegaram e já se apresentaram, agora é aguardar a regularização e desejar-lhes boa sorte.

Guto e Régis podem ser as novidades alvinegras a partir de abril. Estariam ambos acertados e de pre contrato assinados com o Ceará. É o que dizem… e que tem feito dirigentes coloridos, literalmente, apelarem e entrarem desnecessariamente em pane. Afinal, trata-se apenas de dois garotos. Somadas as idades deles, não chegaremos aos 38 da contratação bombástica anunciada na tarde de ontem lá para as bandas do Pici. heheh

Por falar em especulação – Comenta-se muito na cidade também sobre uma possível volta de Paulo Cesar Gusmão e seu preparador físico, Jorginho, ao comando técnico alvinegro. Se tem fundamento ou não saberemos em breve. O certo é que PC fez um bom trabalho na sua primeira passagem por aqui, por isso mesmo ganhou o respeito e a credibilidade da torcida. Aguardemos… março é o mês…

Outros clubes.

Muito bom saber que os nossos adversários estão se reforçando e correndo atrás. É fundamental para o Ceará que a competição estadual seja dura e bem disputada, que ponha realmente a prova nosso elenco. A série B vem aí, e a volta a elite do futebol brasileiro deve ser o foco principal do Ceara para 2012.

Geraldo, por exemplo, descartado pelo Vozão, coitado… acabou indo parar mesmo no pior lugar… particularmente, achei uma boa para um time  tipicamente de terceira. É bom que se diga que a torcida colorida estava mesmo precisando de uma boa chacoalhada, já era tempo, algo tinha que ser feito para que o episódio Carlinhos Bala e toda aquela sujeira ficassem para trás. Para isso, nada melhor que ter em casa um ex jogador alvinegro sangue bom. Eles lá adoram… hehehe

G10, mesmo não estando na sua melhor forma, pode ser muito útil ainda. Sempre foi jogador de elenco, um profissional correto e um homem de bem. Agregador acima de tudo.  Lamento por ele que, aos 38 anos e com uma carreira tão rica de glórias, não tenha encontrado nesse momento difícil árvore que lhe desse melhor sombra. Temo pela sorte dele lá nas mangueiras e, espero sinceramente que tenha bons advogados. Acho que irá precisar…

—————————————————————–
Endereço de e-mail: bebetofuturo@hotmail.com

Tags: