Defesa boa é defesa protegida, por: Carlos Henrique

março 24, 2013 | -, COLUNAS

João Marcos vibra após gol do Ceará. Foto: globoesporte.com

O Vozão.com analisando os últimos resultados do Ceará, e vendo a constante opinião da torcida indagou qual o melhor sistema para o time jogar: Com 2 ou 3 volantes?

Por mais paradoxal que seja, o Alvinegro jogou 6 partidas no Cearense 2013, 2 delas atuando com 3 volantes, e 4 delas com somente 2 homens no cinturão defensivo do meio campo. Nas duas vezes em que o Alvinegro jogou com 2 volantes (nos dois clássicos contra Fortaleza e Ferroviário – partidas naturalemnte mais difíceis) o Alvinegro fez boas partidas, e venceu os dois adversários sem dar muitas chances dfensivas para ambos, e sem sofrer gols. Nos outros 4 jogos, em que atuou com 2 volantes, o Vozão perdeu 3, e venceu somente uma.

A questão é simples, e leva-nos a crer não que essa seja uma melhor forma, ou a fórmula certa para o sucesso, mas que jogando desse jeito, o Vozão se sente mais seguro, e com menos chances de perder a partida. Tanto que no jogo contra o Guarani de Juazeiro, no momento em que esteve com 3 volantes, a equipe não sofreu nenhum chute a gol da equipe juazeirense, tendo várias chances de gol.

Portanto os número são claros, matemática pura. A série B está se aproximando e é preciso treinar um esquema tático, não só para a segunda divisão do brasileiro, mas também Copa do Brasil e se quiser realmente conquistar o Cearense, muitas mudanças devem ser feitas, iniciando pelo sistema de defesa, em específico os volantes.

 

Carlos Henrique (@11kayque)

Equipe Vozão.com

Em prol do Grande Ceará.

Tags: , , , , ,